Secções de Artigos
Raça: Cão de Pastor Alemão

Características

  • Peso: 22 - 40 kg
  • Altura: 55 - 65 cm
  • Pelagem: Curta, Comprida
  • Esperança média de vida: 12 anos

Sabia que

De acordo com o Livro "A inteligência dos cães" de Stanley Coren, o Pastor Alemão é a terceira raça mais inteligente do mundo.

Atributos

  • Nível energético: Médio
  • Nível de brincadeira: Médio
  • Nível de afecto: Médio
  • Exercício necessário: Elevado
  • Experiência do dono com cães: Médio
  • Cuidados com a pelagem: Baixo, Médio

Federação Cinológica Internacional

  • Grupo: Grupo 1 - Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)
  • Secção do grupo: Secção 1 - Cães Pastores
  • País de origem: Alemanha
  • Data de origem: XIX
  • Primeira utilidade: Cão Pastor

Resumo da Raça

O Pastor Alemão é considerado em todo o mundo como o “cão dos sete ofícios”, tendo já servido policiais e militares, operações de busca e salvamento, cegos como cão guia, guarda de propriedades, defesa pessoal entre muitos outras actividades. A sua popularidade cresceu não só dentro dos núcleos de profissionais que faziam uso da sua aptidão para o trabalho, como também foi divulgada para o público em geral através da série alemã “Rex, o cão polícia”.

O aumento da popularidade do Pastor Alemão fez com que emergissem diferentes tipos de cães e, naturalmente, a raça foi evoluiu em diferentes linhagens: linhagens mais viradas para exposição em que os exemplares são mais pesados, calmos e criteriosamente seleccionados para obedecerem ao estalão da raça; linhagens mais vocacionadas para trabalho, mais robustas e activas, seleccionadas para se superarem em provas de trabalho. Assim, antes de adquirir um Pastor Alemão, pergunte-se a si próprio: “quero um Pastor Alemão para trabalho ou para beleza?”

Qualquer que seja a sua escolha, pode ter a certeza que vai ter um óptimo companheiro que tanto guardará a sua casa como protegerá toda a sua família. Muitas vezes o Pastor Alemão nem tem que “entrar em acção”, basta o seu parte ou ladrar para prevenir que qualquer ladrão entre em sua casa. De facto, mesmo sem ser visto o Pastor Alemão faz questão de ser notado o que, por vezes, é uma contrapartida pois os seus latidos tanto podem denunciar uma falsa ameaça como uma real. Mas seja como for, caso seja preciso defender o seu território, o Pastor Alemão não o decepcionará.

Carácter: Inteligente e atento

Se por um lado a sua atitude de guardião é um destaque da raça, também a sua tolerância se faz notar: não só aceita as brincadeiras mais atrevidas das crianças como recebe pacificamente os desconhecidos que são recebidos pelo seu dono. A versatilidade natural do Pastor Alemão não exige que tenha treino especial para se saber comportar em situações simples do dia-a-dia. No entanto, não espere que este nasça ensinado. É importante que, desde cedo, lhe dê uma educação firme e consistente para que este perceba o seu lugar na hierarquia da família. Uma vez que as regras estejam estabelecidas, o Pastor Alemão não irá desafiar as ordens do seu líder nem mesmo desobedecer às regras na ausência dos familiares.

O Pastor Alemão é um “aluno disciplinado” com forte desejo de agradar ao dono e por isso facilmente treinável, o que não significa que pode ser cão para qualquer um. Por ser um cão grande, o Pastor Alemão precisa de fazer exercício diário que envolva mais do que umas simples corridas atrás de bolas. Faça com o seu cão obediência e se se quiser envolver mais a sério em desportos caninos com o seu Pastor Alemão experimente Agility, Mondioring ou RCI – neste caso, um Pastor Alemão de origens de “trabalho” deve exibir uma melhor performance.

Relativamente à saúde, tal como acontece nas raças de porte grande e com caixa torácica profunda, o Pastor Alemão tem propensão para a torção do estômago, doença que pode chegar a de ser mortal. Para evitar o risco, muitos veterinários aconselham a não fazer exercício depois das refeições e a dividir a quantidade de comida por refeição.

Produtos relacionados (4)