Secções de Artigos
Raça: Cavalier King Charles Spaniel

Características

  • Peso: 5,4 - 8 kg
  • Altura: 31 - 33 cm
  • Pelagem: Comprida
  • Esperança média de vida: 12 anos

Sabia que

Juntamente com o King Charles Spaniel, o Cavalier King Charles Spaniel é a raça mais pequena de Spaniels ingleses.

Atributos

  • Nível energético: Médio
  • Nível de brincadeira: Elevado
  • Nível de afecto: Elevado
  • Exercício necessário: Médio
  • Experiência do dono com cães: Baixo
  • Cuidados com a pelagem: Médio

Federação Cinológica Internacional

  • Grupo: Grupo 9 - Cães de Companhia
  • Secção do grupo: Secção 7 - Epagneuls Ingleses de companhia
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Data de origem: XX
  • Primeira utilidade: Companhia

Resumo da Raça

Simpático, gentil e doce, o Cavalier King Charles Spaniel, juntamente com o seu irmão King Charles Spaniel, é o único Spaniel de companhia. É viciado em atenção e carinho, por isso precisa de um dono presente e de se sentir parte da sua família. O seu pequeno porte e o seu temperamento calmo fazem com que se adapte na perfeição à vida na cidade num apartamento. Mas não pense que ele é um "calmeirão"! Apesar de calmo e afectuoso dentro de casa, o Cavalier revela-se um brincalhão energético durante os passeios. Aliás, há muitos Cavaliers que participam alegremente em modalidades desportivas como agility.

Carácter: Amigável e obediente

Os Cavaliers partilham não só o temperamento amigável, alegre e meigo do resto da família Spaniel mas também alguma teimosia e, claro, instintos de caça. Por isso, é importante ensinar-lhes desde cedo o comando “vem”. Apesar de se puderem distrair facilmente com qualquer movimento, os Cavaliers têm um enorme desejo de agradar os seus donos e, como tal, pode dizer-se que são fáceis de treinar.

As raças pequenas são, regra geral, muito vigilantes e o Cavalier não é excepção, mas o seu coração mole é demasiado grande para ser considerado um bom cão de alerta. O Cavalier irá de certeza ladrar, mas quando o ladrão estiver dentro de casa este irá acompanhá-lo até às jóias da família sempre com a cauda a abanar.

Ao contrário de muitos cães pequenos, o Cavalier está bastante consciente do seu tamanho e irá agir muitas vezes de forma submissa em relação a outros cães e até pessoas. Isto é algo muitas vezes confundido como medo, mas saiba que um cão com medo nunca irá directamente ao encontro de outro cão. Não há nada de mal em ter uma atitude submissa ou modesta em relação aos outros cães, por isso, não o corrija. Caso tente confortar ou corrigir este comportamento, o seu Cavalier pode desenvolver o típico comportamento assustado e neurótico dos cães pequenos.

Em relação à sua pelagem, esta deve ser escovada diariamente e principalmente antes do banho – que deve ser dado sempre que a situação exigir. Tosquias, nem pensar, porque o pêlo não volta a crescer liso ao invés começa a ondular. O Cavalier tem duas mudas de pêlo, na primavera e no outono, mas a queda de pêlo não é significativa. Há também que ter cuidado em aparar os pêlos das patas e desbastar os pêlos das orelhas quando o calor apertar. Mantenha ainda o canal auditivo do seu Cavalier limpo e seco por causa das otites.

Convém ainda ter presente que o Cavalier poderá sofrer de algumas doenças genéticas. Há duas doenças que têm vindo a assombrar a raça: a doença da válvula mitral (que leva à paragem do coração) e Siringomielia. A doença válvula mitral é a principal causa de morte dos Cavaliers e a razão pela qual a sua esperança média de vida ronda apenas os 10 anos de idade. A Siringomielia é a doença mais preocupantes pois afecta o cérebro e a espinhal-medula, causando um leque de sintomas que variam desde um leve desconforto até a uma dor severa e paralisia parcial. Esta condição é causada por uma má formação na parte posterior do cérebro que reduz o espaço disponível para o crânio, comprimindo-o. Esta doença (que não é exclusiva da raça) pode aparecer em qualquer idade, mas é mais frequente entre os 6 meses e os 4 anos de idade.

Na escolha do seu Cavalier procure um criador responsável que lhe dê algumas garantias de que a linhagem do seu Cavalier não é portadora de nenhuma doença. Faça-o não só por si e pelo seu cão, mas sobretudo pela raça.

Produtos relacionados (2)