Secções de Artigos
Adopção: A regra dos 3 dias, 3 semanas e 3 meses

Há muitos animais à esperam ansiosamente por uma família. Por outro lado, há muitas pessoas que procuram novos companheiros. Infelizmente, nem sempre quem procura o faz pelos motivos certos ou percebe que ter um animal é um compromisso de grande responsabilidade a longo prazo. Antes de ir buscar um animal é importante reflectir se dispõe de todas as condições para lhe garantir uma vida feliz e activa. Preparámos este artigo para explicar as diferentes fases que um cão resgatado passa quando vai para um novo lar.

Regra dos 3 3 3

O processo de adoptar um cão exige muita ponderação e, ao mesmo tempo que é excitante e gratificante, também pode ser incerto e assustador. Enquanto tutor terá de escolher o alimento mais indicado, educar o seu cão e satisfazer todas as necessidades do seu novo companheiro.

Muitos cães que estão em canis perderam a sua família ou foram abandonados por pessoas que prometeram amá-los e protegê-los. Alguns passaram anos num ambiente de abrigo institucional, enquanto outros nunca viveram em ambiente familiar.

Cada cão é diferente. Alguns sentem-se em casa em poucos dias, enquanto que outros precisam de meses para descontrair totalmente. Os cachorros tendem a ajustar-se rapidamente porque muitos deles não sofreram mas principalmente porque ainda estão no período vital de socialização. Para os cães mais velhos e tímidos pode ser necessário mais paciência. Independentemente da situação, uma coisa é certa: haverá um período de adaptação.

A Regra dos 3-3-3 foi criada para ajudar os novos tutores a entenderem o que os seus cães estão a passar. Resgatar um cão de um canil é uma das coisas mais gratificantes que você fará se conseguir ultrapassar esta fase inicial.

Os primeiros 3 dias

O que esperar?

Tudo é novo e completamente assustador. O cão pode não se sentir confortável junto de si. Ele não o conhece nem sabe as regras da casa. Não sabe onde fazer as necessidades, os horários das refeições e o que pode ou não tocar.

Nestes primeiros dias não estranhe se o seu cão estiver tímido e hesitante. A sua linguagem corporal provavelmente transmitirá stress, com o corpo encolhido, orelhas achatadas e cauda dobrada. Alguns podem procurar conforto junto de si, enquanto outros podem evitar o contacto.

Como deixar o seu cão confortável?

Os primeiros 3 dias são o "período de desintoxicação" inicial, à medida que o cão faz a transição do canil para a sua casa. A sua casa é nova e emocionante, com atividades mais estimulantes, espaço e liberdade do que um canil pode fornecer. Pode ser opressor para muitos cães, especialmente para aqueles que sempre viveram em canil.

Crie uma área segura e calma numa divisão. Esta zona de conforto deve ter: uma cama, comedouro e bebedouro, alguns brinquedos e resguardos se for um cachorro. Esta área deve ser proibida para crianças e outros animais de estimação.

Fale suavemente e deixe-o decidir o momento em que estiver preparado para cumprimentar novas pessoas e animais. Enquanto dono, deve também começar a criar uma rotina de alimentação e passeios.

O seu cão pode dormir muito nos primeiros dias ou - mais provavelmente - ele pode estar tão agitado devido à excitação que será difícil de se acalmar e descansar. O cão vai querer verificar todos os novos cheiros. Ele não saberá o que você espera dele, onde fazer as necessidades, ou se ele tem permissão para usar os móveis; ele não saberá que seu sapato não é, na verdade, um brinquedo para mastigar; ou que o lixo da cozinha não é sinónimo de uma refeição.

Esses primeiros dias exigem uma imensa paciência de sua parte. Respire fundo e lembre-se de que sua casa é como a Disneylândia para um cão de canil. Ele só irá conseguir estabelecer uma rotina se você lhe der tempo e paciência.

As primeiras 3 semanas

O que esperar?

Durante este período o seu cão está-se a adaptar à nova rotina e começa a sentir-se mais confortável. Excluindo quaisquer problemas comportamentais graves ou trauma emocional, ele começa a socializar bem com membros da família e outros animais de estimação. Esta é uma fase de descoberta em que o cão a começar a mostrar sua verdadeira personalidade - soltando-se nas brincadeiras, indo à procura de afeto e escolhendo os seus lugares favoritos pela casa.

Como deixar o seu cão confortável?

Agora que a relação com o seu cão começa a desenvolver-se, é hora de começar a treinar. Seja claro sobre o que é aceitável e o que não é. Ele pode morder móveis? Ele vai dormir consigo ou numa cama?

Após 3 semanas, o seu cão provavelmente estará acostumado com as suas idas e vindas, aprendendo as rotinas do dia-a-dia. Nesta fase começará a ver mais a verdadeira personalidade do seu cão e menos da sua resposta inicial - seja medo, excitação, stress ou uma combinação dos três. É nesta fase que poderá vir a descobrir se o seu cão tem problemas comportamentais que poderão desaparecer com o tempo ou só com a ajuda de um profissional.

Aos 3 meses

Após 3 meses de convivência no novo lar, a maioria dos cães sabe que está "em casa" e você conhecerá na realidade o carácter e personalidade do seu cão. É expectável que o seu cão esteja totalmente adaptado à rotina diária e se sinta seguro no seio da sua família. Após este período o seu cão começar a construir laços de confiança e verdadeira ligação consigo. Nessa altura pode-se dizer que a adopção foi um sucesso.

A regra dos 333 aplica-se à maioria dos cães de resgate, mas lembre-se: cada cão é único e alguns podem demorar mais do que outros. Seja ela 333, 222 ou 555, resgatar um cão de um canil é uma das coisas mais gratificantes que alguém pode fazer e depois de ultrapassar esta fase inicial terá um fiel companheiro para a vida.

Produtos relacionados (4)