Secções de Artigos
Cão sénior, um cão com vida!

Já começam a aparecer alguns pêlos brancos no focinho, tem mais dificuldades em movimentar-se e passa mais tempo a dormir por dia? Então o seu cão talvez esteja a entrar na idade sénior. Mas não pense que daqui em diante a vida dele terá que ser pacata ou condicionada por alguma condição médica. Nada disso! A maioria dos cães entra na idade sénior sem qualquer sinal de doença. A verdade é que os cães seniores têm menores desejos de exercício, mas é importante manter as suas mentes activas e os seus físicos o mais em forma possível, de modo a afastar a solidão e a apatia.

Passeios mais regulares

Quando um cão entra na fase sénior é frequente acontecer que o animal não consiga controlar a sua bexiga tão bem quanto o fazia anteriormente – principalmente durante o sono. Nesta altura do “campeonato” isto é algo admissível. Veja bem: acontece o mesmo com os humanos! Perder algum controlo da sua bexiga é perfeitamente normal e, como tal, não deve ser, de maneira nenhuma, punível.

O ideal será levá-lo a passear, pelo menos, depois das refeições, antes de dormir e logo de manhã. Aumentar a frequência dos passeios é importante para evitar qualquer tipo de stress. Aliás, todos os cães treinados para não fazerem as suas necessidades dentro de casa, tentarão suster a sua bexiga até não aguentarem mais – o que acontece muitas vezes, caso não tenham possibilidades de se irem aliviar. Isto provoca não só um mal-estar físico mas também emocional, já que tentam dar o seu melhor e não é suficiente.

Para além disso, os passeios mais regulares são uma boa oportunidade para incentivar o seu cão a esticar as suas pernas. Mas não puxe por ele. Um dos sintomas visíveis da velhice é a atrofia muscular e, como tal, o seu cão não vai querer ter longos passeios de caminhadas – cansar-se-á facilmente –, mas ainda assim vai querer sair de casa para apanhar ar, interagir com pessoas e contemplar a natureza.

Alimentação ajustada

Com o envelhecimento, o metabolismo e o desejo de actividade física do cão diminuem e, por isso, é importante adequar a alimentação do seu cão a estas mudanças. Um cão sénior não precisa de ingerir tantas calorias como quando era mais jovem, aliás, acontece a maioria dos cães perderem algum apetite. Assim, é importante ajustar a sua dieta às novas necessidades, nunca descurando a sua saúde e evitando sempre que este ganhe peso extra. De facto, a obesidade é um problema grave para os cães seniores e pode levar ou agravar doenças como a artrite canina. Para além disso, como a digestão se torna um processo mais lento é aconselhável dar ao seu cão sénior refeições menores, mas mais frequentes de modo a que este consiga digerir melhor os alimentos.

Os cães seniores estão mais susceptíveis à desidratação, por isso certifique-se que o seu cão tem sempre acesso a água.

Estimular o corpo do cão

Nesta altura da vida, o seu cão não precisa de ser estimulado a fazer exercício mas é importante que o ajude a estimular o seu corpo de outras formas, como por exemplo através de massagens. Faça uma massagem ao seu cão de vez em quando, isto irá reduzir a flacidez dos músculos própria da idade e pode até melhorar os problemas de artrite. Mas não force ou aplique demasiada força na massagem – lembre-se que não está a amassar pão!

Massajar o seu cão dá-lhe também a oportunidade de examinar a existência de algum quisto ou inchaço que poderão não ser perceptíveis à distância. Não precisa de ser profissional para relaxar o seu cão, aliás basta que esfregue gentilmente com a ponta dos dedos o seu pêlo, passe as suas mãos pelas suas pernas até às patas, examine as orelhas, o pescoço e a barriga para que o seu cão se sinta bem. Este pequeno exercício permite saber se está alguma coisa de errado com o seu cão. Se encontrar algum quisto não entre em desespero ou comece a chorar “baba e ranho”. À medida que os cães envelhecem tendem a desenvolver quistos chamados lipomas. Estes são tumores benignos e podem ser do tamanho de uma ervilha ou de uma bola de golfe, mas normalmente não apresentam qualquer problema para o cão. Ainda assim, devem ser vigiados regularmente pelo veterinário, mas na maioria dos casos a remoção não é necessária. As massagens regulares permitem ainda melhorar a circulação sanguínea e estimular a drenagem linfática.

Escovar o seu cão é óptimo para finalizar a massagem ajudando também a circulação.

Estimular a mente do cão

À medida que vamos envelhecendo deparamo-nos mais frequentemente com situações em que nos falta a memória. Quantas vezes está prestes a sair de casa e não se lembra onde pôs a chave? Pois é, à medida que o seu cão envelhece este está também sujeito a sofrer lapsos de memória.

O que é que está errado nesta fotografia? Quanto o seu cão tem dificuldades em lembrar-se qual o lado de entrada, talvez esteja a experienciar CDS. Fonte: The Whole Dog Journal.

De facto, os cães seniores podem até sofrer de uma patologia chamada Síndrome de Disfunção Cognitiva (CDS) Canina que apresenta sintomas semelhantes aos da Doença de Alzheimer nas pessoas. Ninguém sabe quais as causas destas doenças, mas evidências sugerem que estão relacionadas com o estilo de vida de cada indivíduo. Manter a mente activa do seu cão é a principal arma contra a demência.

Estimule mentalmente o seu cão através de actividades criativas: "Procura o brinquedo", "Trilho de guloseimas", "Jogo das escondidas", "Busca de objectos específicos", etc. De certeza que ele tem algum brinquedo ou guloseima preferida, use-os para o motivar! Para além disso, mantenha-o socialmente activo: leve-o ao café, a casa dos seus amigos ou até para se encontrar com outros cães conhecidos.

Zona de conforto

À medida que o desejo de dormir aumenta é importante providenciar ao seu velho amigo um local confortável para descansar. Arranje-lhe uma cama bem acolchoada que o mantenha afastado do piso frio e duro, evitando dores nas articulações. Mas atenção às camas muito altas: estas podem dificultar a entrada e a saída do seu cão da cama.

Temperatura é também um factor que ganha mais importância à medida que o cão envelhece. Menos tolerantes às temperaturas extremas, os cães seniores gostam de ter um local quentinho para dormir, longe de correntes de ar.

Facilidade de movimentação

Com o menor desejo de exercício, é natural que as unhas do seu cão não estejam frequentemente limadas. As unhas aparadas melhoram a aderência ao chão, evitando que este escorregue com mais facilidade. Certifique-se que estas estão relativamente curtas, mas atenção ao sabugo: o corte deve ser feito com tesoura especial e não deve ser muito profundo porque poderá fazer sangue – peça ao seu veterinário para as cortar se está hesitante em o fazer.

À medida que a idade avança subir escadas torna-se cada vez mais difícil. Se o seu cão foi presenciado com uma rampa e umas escadas, decerto que irá subir pela rampa. Para além disso, evite que este salte grandes alturas, como saltar da bagageira do carro. É bem possível que os seus membros não tenham força para aparar o salto e este caia estatelado no chão. Opte por uma rampa para facilitar a saída ou então pegue nele ao colo.

Mantenha o seu cão saudável e feliz

Quando o cão está na fase sénior, é fácil nos esquecermos que temos um cão em casa, já que ressonam o dia todo, viajam na terra dos sonhos e, por vezes, não reagem ao barulho das chaves de casa como faziam anteriormente. Faça um esforço para manter o seu cão apaixonado pela vida, interagindo com os seus brinquedos preferidos e com o mundo que o rodeia. Aproveite todos os momentos da sua vida tão curta, porque ela passa num piscar de olhos.

Produtos relacionados (4)