
Alimentar um cão pode não ser uma tarefa fácil especialmente porque as suas necessidades vão mudando ao longo do tempo e por vezes o sabor não lhes não agrada. Foi a pensar nos clientes mais "esquisitos" e nos donos mais desesperados que lançamos este artigo.
Existem vários alimentos que se juntarmos à alimentação diária dos nossos cães não só vão tornar a refeição mais saborosa mas também enriquecê-la do ponto de vista nutritivo. Coloquem umas colheres destes "toppings" e vejam a satisfação dos vossos cães.
Atenção que os extras aqui apresentados não deverão ser adicionados em grande quantidade de modo a não alterar de forma muito significativa o balanço de nutrientes da ração.
Iogurte natural
Sendo uma fonte natural de probióticos, o iogurte é um alimento que pode e deve ser dado aos cães, principalmente aos cachorros para ajudar a melhorar a flora intestinal e como fonte de cálcio. Opte sempre por iogurtes naturais e com pouca gordura. Pode até utilizar iogurtes com culturas vivas (ex. Kefir). Os probióticos presentes no iogurte são muito benéficos especialmente para cães com problemas digestivos.
Adicione uma pequena colher de iogurte à ração do seu cão e, se ele for de porte pequeno, até pode colocar uma colher cheia sem ter que reduzir a quantidade de ração diária.
Benefícios:
- É uma fonte de cálcio (um copo fornece cerca de 255mg deste mineral);
- Contém vitaminas do complexo B;
- Não provoca diarreia em cães com intolerância à lactose (as bactérias presentes no iogurte consomem a lactose);
- Minimiza o dano causado por antibióticos à microbiota (“flora”) intestinal;
- Ajuda a prevenir infecções gastrointestinais, urinárias e do sistema reprodutor;
- Acelera a recuperação em quadros de diarreia.
Levedura de cerveja
Um suplemento natural bastante utilizado por profissionais por ser uma fonte de aminoácidos que, entre várias vantagens, ajuda a definir a massa muscular do animal e a melhorar a qualidade do pêlo.
Junte um pouco de água à ração e coloque umas colheres de levedura em pó. Misture e dê ao seu cão.
Graças à vitamina B, nucleotídeos, aminoácidos e microelementos, o consumo regular de levedura de cerveja tem um impacto positivo na imunidade e no funcionamento do intestino.
Benefícios:
- Melhora a qualidade da pele e do pêlo;
- É uma fonte de vitamina B;
- Tonifica a massa muscular;
- Possui um efeito prebiótico.
Tripa Verde
A tripa verde ou rumén é um alimento muito nutritivo e altamente palatável para os cães. Possui um conteúdo proteico muito elevado e o seu consumo tem várias vantagens quer no desenvolvimento muscular quer no funcionamento do sistema imunitário. Além disso, os probióticos naturais e enzimas digestivas presentes na tripa favorecem a sua digestibilidade.;
Embora seja muito díficil de encontrar na sua forma não tratada (pois não está apta ao consumo humano), temos na Loja do Cão temos algumas rações húmidas e congeladas que possuem tripa ou rúmen. Ainda assim, caso queira apenas adicionar um pouco à comida habitual do seu cão sugerimos-lhe que use tripa seca ;triture um pouco de tripa seca e pulverize a comida do seu cão. O cheiro e sabor intenso da tripa vão deliciá-lo!
Benefícios:
- Bom rácio cálcio / fósforo (1:1);
- Rica em proteínas;
- Rica em gorduras;
- Possui um efeito probiótico.
Óleo de Salmão
Os cães precisam de comer alimentos com ómegas 3 e 6 porque o seu organismo não os consegue produzir. O óleo de salmão é uma excelente fonte natural de ácidos gordos ómega 3 que promovem a saúde da pele e pêlo, melhoram a mobilidade articular, o sistema circulatório e o desenvolvimento do cérebro.
O óleo de salmão tem uma excelente palatibilidade e por isso é especialmente indicado para cães em convalescença ou para animais sem apetite ou muito exigentes.
Junte óleo de salmão à ração do seu cão ou administre em cápsulas, sempre de acordo com as dosagens recomendadas.
Benefícios:
- Fonte natural de EPA and DHA - melhora a qualidade da pele e do pêlo;
- Propriedades anti-inflamatórias;
- Melhora a mobilidade articular;
- Regula o sistema circulatório.
Azeite
Um ingrediente que todos os portugueses têm em casa e que podem dar aos seus cães é o azeite. Este é um dos melhores óleos vegetais para a saúde de quem o consome. É rico em ómega 6 e ómega 9, ambos vitais para o bom funcionamento do nosso corpo.
O azeite possui também elevados níveis de antioxidantes – incluindo polifenóis, vitamina E, e carotenóides, clorofila - que impedem a oxidação das células de radicais livres evitando o envelhecimento prematuro e fortalecendo o sistema imunitário do animal.
Para além dos benefícios para a pele e pêlo, por ser rico gorduras monoinsaturadas, o azeite previne e reduz os efeitos de doenças cardiovasculares e diabetes.
Para cães pequenos meia de colher de chá é suficiente, para cães grandes uma colher de sopa pode bastar. Se fizer comida caseira adicione sempre no final da cozedura.
Benefícios:
- Fonte natural de ómega 6 e 9;
- Propriedades anti-oxidantes;
- Melhora a qualidade da pele e do pêlo.