Secções de Artigos
Raça: Golden Retriever

Características

  • Peso: 27 - 36 kg
  • Altura: 51 - 61 cm
  • Pelagem: Comprida
  • Esperança média de vida: 15 anos

Sabia que

Dentro da família dos Retrievers (Retriever do Labrador, Flat Coated Retriever, Curly Coated Retriever, Nova Scotia Retriever e Cheasapeake Bay Retriever), o Golden Retriever é o segundo mais popular.

Atributos

  • Nível energético: Médio
  • Nível de brincadeira: Elevado
  • Nível de afecto: Elevado
  • Exercício necessário: Médio
  • Experiência do dono com cães: Baixo
  • Cuidados com a pelagem: Médio

Federação Cinológica Internacional

  • Grupo: Grupo 8 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água
  • Secção do grupo: Secção 1 - Cães Cobradores de caça
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Data de origem: XIX
  • Primeira utilidade: Cobrador de aves

Resumo da Raça

Ainda que muitas vezes confundido com o Labrador, o Golden tem uma morfologia e temperamento único: a sua pelagem é mais comprida, mas igualmente resistente a intempéries, o que não é de estranhar já que o Golden foi desenvolvido para percorrer grandes distâncias; é ainda mais dependente que o Labrador, procurando sempre a atenção do seu dono e querendo agradá-lo a toda a hora; e é mais pensador que o Labrador, ou seja, questiona-se sobre mais ordens que recebe, não as aceitando cegamente como o Labrador. Claro que nem todos os cães têm o mesmo temperamento, podendo haver pequenos desvios entre exemplares (especialmente tratando-se de diferentes linhagens sanguíneas) mas o estalão da raça define que um Golden Retriever é um cão “obediente, inteligente, possui natural habilidade para o trabalho, amável, simpático e confiante”.

Carácter: Obediente e dócil

O Golden é um óptimo membro da família pois é dócil e afectuoso, especialmente com crianças. Adapta-se bem a qualquer casa, desde um apartamento até a uma herdade, desde que possa estar perto dos seus donos e fazer parte da sua vida. O seu treino é facilitado pela sua inteligência e vontade de agradar ao dono, mas prepare-se porque ele poderá não obedecer a uma ordem se esta não lhe fizer sentido. Acima de tudo, seja sempre consistente e paciente. Apesar do seu tamanho, o Golden é um cão muito sensível que não suporta nem injustiças nem maus-tratos, podendo mesmo ficar amuado.

Mas se pensa adquirir um Golden saiba que este não deve ter um tipo de vida sedentária, é pelo contrário um cão activo que para se manter saudável física e psicologicamente deve fazer exercício diário. Uma ida ao jardim para correr, uma ida à praia para nadar ou participação até em desportos caninos como Agility são óptimos divertimentos para o seu cão e oportunidades para fortalecer a relação cão-dono. No entanto, não deve ser submetido a grandes esforços até completar o seu desenvolvimento ósseo. Ainda assim, deve levá-lo a passear e conhecer outras pessoas e animais, ou seja, fazer uma sociabilização desde cedo. Como para todos os cães, a sociabilização é muito importante para que desenvolva um temperamento equilibrado.

Mas o bom temperamento do seu Golden não depende só do treino e da sociabilização que lhe irá proporcionar, começa sim com a boa criação do mesmo. Infelizmente muitas pessoas se aproveitaram da popularidade do Golden criando cães completamente fora do estalão, tanto na aparência como no comportamento. Assim, antes de adquirir o seu Golden, verifique o temperamento dos reprodutores e procure sempre um criador responsável.

A grande mania do Golden é apanhar tudo o que encontra e dar ao seu dono, desde brinquedos em casa até paus na rua, na esperança de receber uma carícia ou atenção do seu dono. De facto não é de espantar, ora não fosse ele da família dos Retrievers (to retrieve = ir buscar).

Quanto à manutenção da sua pelagem, basta uma escovagem semanal para manter a pelagem do seu Golden brilhante e macia. No entanto, se planeia entrar em competições de beleza, terá que ter cuidados acrescidos: desbastar o pêlo do pescoço, desde a parte detrás das orelhas até à ponta do esterno; arredondar as patas dianteiras até às almofadas e as patas traseiras até à ponta do curvilhão.

Produtos relacionados (4)