Secções de Artigos
Parasitas externos: Conheça os inimigos do seu cão e saiba como o proteger

O verão está quase a acabar mas não é por isso que nos podemos deixar de preocupar com os parasitas externos. Um dos principais cuidados que os tutores devem ter é a desparasitação para evitar eventuais desconfortos ou mesmo doenças, que podem ser até fatais. Portugal é um país, que pelas suas condições climatéricas, é muito propenso à propagação de vários diferentes parasitas como é o caso das pulgas, carraças, e mosquitos e flebótomos.

Os parasitas

Pulga

As pulgas são insectos que parasitam cães, gatos e, eventualmente, seres humanos. Têm a capacidade de saltar e podem causar muito incómodo para os animais, além de poderem provocar anemia, dermatites alérgicas, transmissão de vermes, etc.

Quando as pulgas picam os animais para se alimentarem, segregam uma substância salivar irritante e alérgica, que causa comichão intensa. Os cães mais sensíveis a essa substância podem desenvolver Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAAP).

Um dos grandes desafios da presença das pulgas, é que grande parte das formas jovens, cerca de 95% (ovos, larvas e pupas), encontra-se no ambiente e não são visíveis a olho nu, dificultando o entendimento das infestações por parte dos tutores, que ficam frustrados quando percebem que os resultados não são imediatos.

ciclo da pulga

Curiosidades

  • As pulgas adultas representam 5% do total da população de pulgas que infestam o cão.
  • Num único dia uma pulga pode por até 50 ovos.
  • Os ovos representam 50% do total de uma população de pulgas.

Carraça

As carraças são parasitas que se alimentam de sangue, não só do cão, mas também de outros mamíferos, incluindo o Homem. A atividade das carraças está associada aos meses mais quentes do ano. Este período tende a ser cada vez mais prolongado, à medida que verificamos os efeitos do tão falado aquecimento global.

O termo “febre da carraça” designa a doença provocada por um ou vários microrganismos, que a carraça “injeta” no cão, enquanto se alimenta.

ciclo da carraça

Curiosidades

  • As carraças não saltam. Elas esperam nas ervas pela passagem de um animal ou pessoa para se fixarem e se alimentarem.
  • As carraças podem ficar Fixadas ao seu cão durante 15 dias.
  • O ciclo de vida deste parasita é dividido em três fases: a larva, a ninfa e o adulto, que é a forma mais conhecida e a que pica os animais.

Leishmaniose

A Leishmania é um parasita protozoário que tem um ciclo de vida complexo e cuja transmissão necessita da intervenção de um inseto (flebótomo), que em Portugal será de uma das seguintes espécies: Phlebotomus perniciosus ou Phlebotomus ariasi.

A doença é transmitida de cão a cão ou do cão ao ser humano pela picada de um inseto, o flebótomo. Por norma, o primeiro sinal clínico mais habitual da Leishmaniose é a perda de pêlo, sobretudo à volta dos olhos, nariz, boca e orelhas. À medida que a doença progride, o cão perde peso. É habitual o desenvolvimento de uma dermatite ulcerativa (com feridas) que se pode disseminar por toda a superfície corporal do cão. São também habituais feridas da pele, na cabeça e membros, principalmente nas áreas que contactam com o chão quando o cão está sentado ou deitado.

ciclo da carraça

Curiosidades

  • A Leishmaniose é uma doença que não tem cura logo a arma mais eficaz para a combater é a prevenção.
  • Já existe disponível uma vacina contra a Leishmaniose Canina. Consulte o seu médico veterinário.
  • Os sintomas são diversos o que pode dificultar o seu diagnótico.

A solução

Existem diversos produtos medicamentos para prevenir e eliminar estes parasitas tais como pipetas, coleiras, sprays e até comprimidos. Focando apenas nas pipetas, a que mais recomendamos, por ser eficaz e ter um amplo espectro, é o Advantix®.

Advantix® consiste num ectoparasiticida com um largo espectro de acções atividade contra diferentes parasitas (pulgas, carraças, moscas picadoras do estábulo, e mosquitos/flebótomos e piolhos). A associação entre duas substâncias activas (imidaclopride+permetrina) confere-lhe uma eficácia elevada.

Graças ao efeito insecticida e repelente (nas carraças, mosquitos/flebótomos e moscas) Advantix reduz o risco de transmissão das doenças vectoriais aos cães (ex: borreliose, leishmaniose, etc). Este medicamento tem um perfil de segurança adequado para os cães e tutores e eficaz contra os parasitas externos que mais afetam o cão.

Seja responsável, aposte na Prevenção!

Leia sempre o folheto informativo. Consulte sempre o médico veterinário.

Produtos relacionados (1)