Secções de Artigos
Lista de Ingredientes

A lista de ingredientes é a sua única fonte para saber qual a verdadeira natureza da dieta do seu cão. Se por um lado, o marketing pode fazer milagres, os produtores não podem mentir em relação aos ingredientes que utilizam e, apesar da verdade poder ser mascarada, através de uma boa leitura da lista de ingredientes é possível avaliar e distinguir rações.

A lista está por ordem decrescente

O rótulo da embalagem deve permitir-lhe analisar com facilidade e clareza a constituição da ração. Cada ingrediente ou, pelo menos, os presentes em maiores quantidades devem ser listados por ordem decrescente e idealmente com uma percentagem associada.

Ingredientes listados não devem ser ambíguos

Termos gerais como “cereais” ou “carne e subprodutos (ou derivados) animais” são referentes a uma série de ingredientes de qualidade variável, o que faz com que seja impossível saber o que é que o seu cão está a comer. Os produtores usam estes termos ou quando as receitas estão sujeitas a alterações frequentes ou porque se os ingredientes fossem descritos os clientes poderiam deixar de comprar – o que infelizmente é, muitas das vezes, o caso. Se a lista de ingredientes descrita na ração do seu cão incluir termos ambíguos como estes, provavelmente o melhor é assumir o pior e equacionar se se trata da ração mais indicada. Isto é especialmente relevante se o seu cão for alérgico a algum ingrediente, pois nestes casos não é possível identificar os ingredientes e certificar-se que o que está a dar ao seu cão está realmente livre dos compostos indesejáveis.

Carne deve ser o ingrediente principal

Apesar dos seus hábitos alimentares omnívoros, que fazem com que os cães sejam capazes de digerir uma grande variedade de alimentos, os cães são uma espécie carnívora. O seu sistema digestivo é muito mais propenso para o consumo de carne e beneficia se tiver uma dieta rica em carne. Idealmente, a carne deverá ser o primeiro (e, portanto, o mais abundante) ingrediente presente na lista.

Ingredientes desidratados vs frescos

Em termos de quantidades, não se podem comparar directamente ingredientes desidratados com frescos. Por exemplo, no caso de carnes frescas e desidratadas, para comparar o conteúdo na ração é necessário remover o conteúdo de água da carne fresca, dado que a seca está desidratada. A carne fresca possui cerca de 2/3 de água enquanto que a carne desidratada só contém aproximadamente 5 % de água. Isto significa que 20 % de carne fresca equivale somente a 7 % de carne desidratada. Assim, caso a carne fresca seja o primeiro ingrediente, tenha a certeza que desconta a água e veja se esta continua a ser o primeiro ingrediente.

Ingredientes fragmentados

Por vezes, os produtores das rações com elevada percentagem de cerais apresentam-nos individualmente fazendo com que a percentagem de cada diminua e vá para o final da lista de ingredientes. No entanto, a soma de todos esses cereais listados pode vir a ser maior que o primeiro ingrediente tabelado.

Selccionamos rações cujos rótulos permitem analisar com facilidade e clareza a constituição da ração. Caso surja alguma dúvida, contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo a interpretar.

Produtos relacionados (4)