Secções de Artigos
Guia de Rações

Escolher uma boa ração para o seu cão não é complicado. O problema é que nem todas as pessoas têm tempo para pesquisar ou aprender mais acerca da origem e dos diferentes tipos de ingredientes. Fica aqui um pequeno guia para lhe facilitar a escolha.

O preço não é tudo

A comida mais cara nem sempre é a comida mais saudável ou mais nutritiva. Em alguns casos o preço pode ser indicador de qualidade, mas isso nem sempre se aplica no mundo da alimentação animal. Não pague por uma marca só porque “parece bem”, veja os ingredientes e analise os constituintes antes de tomar a sua decisão.

Tente evitar fontes proteicas pouco específicas

Por exemplo, galinha, bisonte, salmão. Muitos fabricantes indicam apenas “ave”. Procure o máximo de transparência e exija saber de que tipo de ave se trata, se frango, galinha, perú – afinal de contas são diferentes tipos de carne com diferentes benefícios nutricionais.

Diga não a subprodutos ou derivados animais

A direcção-Geral da Saúde e da Defesa do Consumidor, da Comissão Europeia, define um subproduto animal como qualquer parte de uma carcaça de um animal ou qualquer matéria de origem animal não destinados ao consumo humano. Na maior parte das vezes os subprodutos que estão incluídos nas rações não são aptos para consumo humano pelo seu baixo valor nutricional, por isso também não deverão fazer parte da dieta do seu cão!

Procure rações à base de ingredientes de origem animal

Se pensarmos no cão como um carnívoro, faz todo o sentido que a sua alimentação seja maioritariamente à base de carne ou peixe. Os cereais podem fazer parte da dieta do seu animal mas não devem ser o ingrediente principal. Os cereais, se forem de boa qualidade e pré-processados para que o cão os possa digerir com mais facilidade, são uma boa fonte de carbohidratos.

Dispense aditivos, corantes, saborantes e preservantes químicos

Se não são adequados para nós, também não são para os nossos cães.

A ordem pela qual os ingredientes são listados é muito importante

Os ingredientes que aparecem nos rótulos das rações vêm listados por ordem decrescente. Por isso, os ingredientes que deseja ter na ração do seu cão deve estar entre os 5 ou 10 primeiros.

Lembre-se que o seu cão é um indivíduo único

Independentemente da raça ou do porte, cada cão é um indivíduo único e com necessidades específicas. Há cães com maior propensão para alergias, outros que não toleram bem certos ingredientes e até os que não gostam de determinados sabores. Conheça as preferências do seu cão, as suas necessidades nutricionais e até a sua história clínica quando for escolher uma ração apropriada para o seu cão.

Na Loja do Cão irá encontrar uma vasta selecção de comidas premium e super-premium que utilizam predominantemente ingredientes para consumo humano. Esperamos que este pequeno guia seja uma boa ferramenta para tomar uma decisão mais consciente e acertada. Caso precise de ajuda, não hesite em contactar-nos.

Consulte já as nossas rações no seguinte link: https://www.lojadocao.pt/alimentacao