Secções de Artigos
Comer rápido

O seu cão ingere a comida sem sequer a mastigar? Ele come como se estivesse esfomeado ou até como se não comesse há dias? Apesar da maioria dos cães comerem desta maneira, isto não é algo que seja de todo desejável pois pode prejudicar a saúde do animal. Sabe porque é que o seu cão tem este comportamento? Aqui ficam algumas teorias:

Ancentrais

Há quem use a expressão “esfomeado que nem um lobo” para descrever o comportamento dos seus cães. De facto, o ancestral mais antigo do cão, o lobo, pode explicar a ânsia dos cães para ingerir rapidamente a comida. Na natureza, os lobos comem quando conseguem encontrar ou caçar presas. Assim, podem passar dias sem comer e quando finalmente têm acesso à comida devoram-na vorazmente. Muitas pessoas acreditam que alguns cães ainda baseiam os seus hábitos alimentares nesta premissa.

Passado do cão

Muitos cães, especialmente aqueles que vão parar aos canis, passaram fome ou foram mal nutridos. Isto pode ser uma justificação para que estes sejam possessivos com a comida ou que sintam a necessidade de comer rápido pois têm medo de voltar a passar fome.

Vários cães na mesma casa

Quando vários cães partilham a mesma casa, estes podem comer rápido para assegurar que os restantes membros da matilha não lhe roubam a comida.

O que é que pode acontecer quando os cães comem depressa demais? – E porque é que você deve acabar com este hábito:

Torção de estômago

Quando um cão come demasiado depressa engole muito ar, o que pode causar o inchaço do estômago e também a sua rotação, colocando pressão nos restantes orgãos. O ar, a água e a comida ficam presos no estômago e o inchaço resultante (e visível) pode fazer com que o fluxo sanguíneo fique cortado, causando a diminuição da circulação sanguínea, lesões internas ou até mesmo colapso dos orgãos. O principal sintoma da torção do estômago é o vómito. O cão tentará vomitar mas não sai nada excepto algum muco e/ou espuma. A torção de estômago é uma condição que deve ser tratada com urgência já que leva à morte do animal num curto período de tempo – menos de uma hora.

Vómito e regurgitação

Quando o estômago não consegue processar toda a comida ingerida, esta é regurgitada antes de ser digerida. Se a comida for rapidamente digerida isto provocará contracções no estômago seguida de vómito. Qualquer que seja a situação, nenhuma é agradável para o cão.

Flatulência

Há muitos donos que se queixam das “bombinhas” de mau cheiro que os seus cães soltam. A verdade é que estas poderão ser reduzidas se os seus cães comerem mais devagar, pois quanto mais rápido os cães comem mais ar ingerem.

Asfixia

Alguns cães, especialmente aqueles que não conseguem tossir (e.g. cachorros) morrem por asfixia quando tentam aspirar a comida.

Problemas orais

A textura e o formato dos granulados da comida do cão ajudam a remover a placa e o tártaro dos dentes do cão. Quando este engole a comida em vez de mastigá-la, esta acção não acontece.

Produtos que usamos e recomendamos

O Slow Bowl é um do produtos indicados para reduzir a velocidade de ingestão do alimento. Tem a vantagem de poder colocar tanto comida seca como comida húmida! Está disponível em 2 tamanhos e 3 labirintos - todos com o mesmo grau de dificuldade.

 

Outro dispensador muito famoso é o Pipolino. Este dispensador de comida húmida acomoda grandes quantidades de comida e rola libertando os granulados. Tem a vantagem de ter vários graus de dificuldade (até 3 graus!) o que o torna muito versátil!

 

 

Os "sempre em pé" são também uma alternativa interessante. O nosso favorito é o Bob-a-Lot pois possui uma saída ajustável que se adapta a diferentes tipos de granulados.

 

 

Produtos relacionados (4)