Secções de Artigos
TOP de bolas para atirar ao seu cão

Fetching ou, em português, atirar bolas para o cão ir buscar é um dos exercícios preferidos da maior parte dos cães. Por isso, a escolha destes brinquedos deve ser bem pensada, não só para manter a saúde oral do seu cão, mas deve ser adaptada aos seus gostos.

Sendo o mercado dos animais de estimação um dos mais dinâmicos do mundo onde novos produtos estão sempre a aparecer, somos surpreendidos regularmente com novos materiais e até funcionalidades que nunca pensámos poderem existir.

Neste artigo vamos explicar-vos a razão pela qual não somos apologistas do uso de bolas de ténis para brincar com cães e escolher as melhores bolas, dentro da nossa oferta, para as mais variadas situações.

Bolas de ténis? NÃO

Todos nós sabemos que os cães adoram bolas de ténis. Além de serem fáceis de apanhar por terem textura são também leves e com um tamanho bom para a maioria dos cães. No entanto, estas bolas não foram feitas a pensar no seu cão e podem representar um perigo para ele. Sem quer entrar em alarmismos ficam apenas 3 pontos que achamos que merecem a sua atenção:

  • Perigo de asfixiamento - quando aperta uma bola de ténis há de reparar que ela dá de si. A mandíbula do seu cão é consideravelmente mais forte que a sua mão (mesmo se for um cão pequeno) e ele pode apertar uma bola até metade do seu tamanho. Isto poderá ser um problema se a bola entrar demasiado na boca do cão e abrir, pois pode ir até à garganta e asfixiá-lo. É uma situação que acontece muitas vezes nos cães de maior porte.

  • Bloqueio do intestino - Há cães que são obcecados por destruir bolas de ténis. Mordê-las até ficarem em pequenas partes ou arrancar o tecido da superfície. Muitas vezes o que acontece é que acabam por engolir pedaços que podem bloquear o intestino e nesta situação a única hipótese para salvar a sua vida é a operação.

  • Desgaste dentes - à primeira vista as bolas de ténis são suaves, mas se friccionar contra o seu braço com uma pressão moderada vai ver que sente uma sensação de lixa. Quando a sujidade começa a entranhar no pêlo da bola, intensifica-se a abrasão. Os dentes de cães que brincam apenas com bolas de ténis estão mais desgastados do que outros que usam bolas apropriadas.

Não fique de consciência pesada. Quem nunca atirou uma bola de ténis a um cão que atire a primeira pedra! Agora que já sabe que as bolas para jogar ténis podem representar um perigo, vamos ajudá-lo a escolher a melhor bola para atirar ao seu cão.

Melhor Bola Todo-o-terreno

Chuckit Ultra Ball

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Não
  • Densa? Não
  • Flutua? Sim
  • Saltitona? Sim
  • Apita? Não

Com uma excelente relação preço/qualidade, a bola Ultra da Chuckit! é uma das nossas bolas mais populares. Possui uma cor forte, o que faz com que seja dificíl de a perder de vista.

É feita de borracha mas não é maciça o que a torna mais leve. Ainda assim, é ligeiramente mais pesada do que uma bola de ténis e por isso consegue alcançar maiores distâncias. O facto de ser oca por dentro faz com que seja flutuante e na piscina não a vai concerteza perder de vista.

A Ultra Ball está disponível em vários tamanhos quer para um Yorkshire Terrier (tamanho S) ou para um São Bernardo (XXL).

Melhor Bola para cães com mandíbulas fortes

WestPaw Zogoflex Bola Jive

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Não
  • Densa? Sim
  • Flutua? Sim
  • Saltitona? Sim
  • Apita? Não

Se pensarmos nos cães com mandíbulas fortes que adoram apanhar bolas e mordê-las um pouco antes de as devolver ao dono, uma das bolas que nos vem à cabeça é a Jive da West Paw. Feita de borracha patenteada JogoFlex, esta bola maciça tem vindo a conquistar muitos fãs não só pela sua durabilidade mas também pela sua versatilidade. Em termos de resistência a bola Jive está praticamente "taco à taco" com a bola Extreme da Kong, ainda assim ganha por ser mais fácil de detectar (cores vivas), ser muito saltitona, ser flutuante e não ser totalmente redonda. Isto permite não só atingir maiores distâncias mas também fazer trajectórias imprevisíveis. É uma bola um pouco mais cara do que a Kong Extreme, mas consideramos que o investimento valha a pena.

Esta bola está disponível em três tamanhos: XS para um Chihuahua ou L para um Golden Retriever. O tamanho S tem sensivelmente o mesmo diâmetro de uma bola de ténis e adapta-se aos lançadores M da Chuckit.

Apesar de ser uma bola muito resistente, não é uma bola indestructível, aliás não existe tal coisa.

Melhor Bola para cães de focinho curto

Chuckit Bola Breathe Right

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Sim
  • Densa? Não
  • Flutua? Sim
  • Apita? Não

Quem tem um cão braquicéfalo (Pequinês, Bouledogue Francês, Pug, Boxer) sabe da dificuldade que estes cães têm em trazer a bola na bola e respirar simultaneamente, especialmente após alguns lançamentos. A bolas convencionais bloqueiam a entrada do ar e podem até alterar a respiração... Foi por isso que surgiram as bolas com várias aberturas para permitir a maior passagem do ar e assim ajudar os cães a respirarem melhor.

A bola Breath Right da Chuckit é uma bola leve e com várias aberturas que permitem a maior passagem do ar. Além disso, os cães não precisam de meter a bola toda na boca para a prender, já que conseguem apanhá-la pela ponta dos dentes. Este design permite não só o cão respirar melhor durante o exercício mas também, em consequência, reduz a produção de baba.

Por ter várias aberturas não é uma bola que alcance grandes distâncias. Para cães pequenos de pata curta isso é capaz de não ser um problema. No entanto, se o seu cão adorar correr pode sempre contar com a ajuda de um lançador de bolas pois as Breath Right são compatíveis.

Esta bola está disponível em dois tamanhos: M que é suficiente para um Pug ou Bouledog Francês e L que já dá para um Boxer.

Melhor bola com apito

Kong Signature Ball

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Não
  • Densa? Não
  • Flutua? Sim
  • Apita? Sim

Escolher a melhor bola que apita é difícil pois durante jogos de busca, quando os cães se apercebem que a bola apita, estão mais motivados em morder a bola para ouvir o barulho e acabar com a presa do que propriamente para continuar a persegui-la.

Para esta avaliação os critérios tidos em conta foram: barulho do apito, robustez, versatilidade da bola e disponibilidade de tamanhos. A eleita foi a Kong Signature Ball.

A Signature Ball surprendeu-nos pela positiva por ser muito suave, saltitona, flutuante e resistente. Esta bola duradoura combina dois materiais: borracha e plástico. Possui um bom apito mas é necessário fazer alguma pressão. Esta dureza que faz com que o cão não esteja sempre a apitar e é muito provavelmente o factor que torna a bola mais duradoura. Se o cão prefere bolas moles e apitos bem altos, então uma excelente opção será a JW iSqueak Ball.

Esta bola tem uma excelente relação preço/qualidade e está disponível em pacotes de 2 unidades em três tamanhos: S, M e L.

Melhor bola para os passeios à noite

Chuckit Max Glow

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Sim
  • Densa? Não
  • Flutua? Sim
  • Apita? Não

Se está à procura de uma bola que o acompanhe nos passeios noturnos, sugerimos-lhe a Chuckit Max Glow. É uma bola saltitona, duradoura e que brilha muito no escuro. Basta estar exposta à luz solar (nem precisa de ser luz directa), que à noite ficará a brilhar como uma estrela!

É uma bola feita de borracha que o cão consegue mastigar. Ao mastigar faz um barulhinho de borracha que satisfaz a maioria dos cães. É bastante robusta como a maioria das borrachas da Chuckit!

Tem ainda a particularidade de flutuar na água e ser compatível com os lançadores da marca.

Esta bola está disponível em três tamanhos para satisfazer o pequeno, o médio e o grande.

Melhor bola para cães com pouca visibilidade

VisionSmart bola

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Não
  • Densa? Sim
  • Flutua? Sim
  • Apita? Não

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os cães não são daltónicos. Aliás, conseguem ver certas cores sendo o roxo e o branco as cores mais perceptíveis. Para cães que adoram ir buscar a bola mas que já têm pouca visibilidade, seja devido à idade ou doença, há uma bola que se distingue: a Visiball.

Esta bola tem os seus quadrantes com cores que alteram entre o branco e o roxo, para ser mais facilmente detectada. A sua textura faz com que seja fácil de apanhar e seja confortável na boca do cão. Esta foi uma das bolas de eleição da nossa Boxer nos seus últimos anos de vida. Provou ser resistente e muito divertida, pois além de saltitona ainda permite brincadeiras na água - já que é flutuante.

Infelizmente, a Visiball está apenas disponível no tamanho médio (equivalente a uma bola de ténis) mas adapta-se aos lançadores M da Chuckit!

Melhor bola que assobia

Chuckit Whistler Ball

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Sim
  • Densa? Não
  • Flutua? Sim
  • Apita? Não

Poucas bolas são perseguidas com tanto entusiasmo como as Whistler Balls! Estas bolas têm dois buracos especiais que quando o ar entra emitem um som de assobio e daí o seu nome. Quanto maior a velocidade com que é lançada, maior o assobio.

Este tipo de bola funciona especialmente bem para grandes lançamentos pois o cão consegue acompanhar a bola com o som, mesmo não a vendo. São bolas que se adaptam aos lançadores o que facilita a tarefa de as atirar bem longe.

O assobio é bastante suave e, à noite, quando há pouco movimento de carros na cidade, foi quando esta bola relamente deu ar de sua graça!! Quando atirámos mesmo a longas distâncias, a nossa Boxer mesmo não vendo muito bem conseguia perssegui-la perfeitamente, mesmo em grandes distâncias.

Esta bola está disponível em packs de 2 bolas e dois tamannhos: S e M.

Melhor "bola de ténis" aprovada para cães

Kong AirDog Bola de Ténis

Características

  • Adaptável a lançadores? Sim
  • Tem buracos? Não
  • Densa? Não
  • Flutua? Sim
  • Apita? Sim

Parece um contrassenso terminarmos a falar novamente de bolas de ténis, mas atenção: ao contrário das típicas bolas de ténis, as AirDog da Kong foram especificamente fabricadas para cães. Em primeiro lugar porque apitam, o que é logo um factor impensável num jogo de ténis mas mandatório para os cães - e é um apito bem estridente! Distinguem-se também por serem mais duras que as bolas para ténis convencionais, para que se evitem problemas de engasgamento. O material amarelo que reveste a bola é mais suave e não provoca desgaste dos dentes.

Estas bolas vêm em 6 tamanhos diferentes: desde o XS para o Chihuahua e como o XL para um Great Dane!

Produtos relacionados (7)